O que é o Certificado digital e como ele pode ajudar minha empresa.

O certificado digital tem se tornado cada vez mais exigido para as empresas, mas você sabe o porquê? Entenda o que é e como ele te ajudará na sua empresa!
Imagino que você que esteja lendo o nosso post seja um pequeno, médio ou grande empresário, esteja querendo abrir uma empresa ou quer apenas saber um pouco sobre o certificado digital. Se você está entre as quatro primeiras opções, provavelmente deve ter se reparado com esse termo e ficou completamente perdido, afinal, o que é isso e por que ele é tão importante para a sua empresa?
Certificado digital
Muitos empresários, que já tinha uma empresa há pelo menos duas décadas, vieram a conhecer esse termo agora, mas isso se deve ao fato de que o certificado digital só veio chegar ao Brasil no ano de 2001, com a criação da infraestrutura de chaves públicas brasileiras, o ICP Brasil.
Ele é como uma identidade eletrônica, seja para pessoas físicas ou para as jurídicas, como uma assinatura virtual em que a empresa ou pessoa certificada pode fazer transações eletrônicas e serviços online de uma forma mais confiável e segura.
Vantagens do certificado digital
Como citado acima, o certificado digital funciona como uma identidade eletrônica, sendo assim, como tal, ele possui uma validade jurídica, então, com um certificado digital, você consegue fazer diversas atividades (que necessitariam de sua presença em um cartório) online, como a assinatura de um documento em qualquer lugar que estiver, por exemplo, de uma forma totalmente criptografada e segura, reduzindo custos com distância, burocracia, impressões, entre outros.
Além disso, com o certificado digital, você terá proteção para fazer transações eletrônicas, em emissão de notas fiscais, enviar procurações por meios eletrônicos, além de ter muito mais agilidade nos processos.
Modelos de certificado digital
Para obter toda essa segurança nos processos de assinatura, há vários tipos diferentes de certificado digital, dentre eles estão os:
- A1 – Esses certificados digitais são emitidos totalmente no computador e cada um tem a validade de um ano;
- A3 – Os certificados A3, muito comum em diversos bancos, inclusive em órgãos federais como os da receita, são aqueles que podem ser emitidos em mídias digitais, muito encontrados em Tokens, Smart Cards e, às vezes, em versões instaláveis para computadores;
- S – São certificados emitidos quando são necessários o sigilo e a criptografia dos dados que estarão nele;
- T – Esse certificado digital certifica a data e hora que determinado documento foi assinado, incluindo a identidade do autor da assinatura.
Além dos tipos de certificados, eles também estão presentes em diversos modelos como o:
- e-CPF – São certificados digitais para pessoas físicas;
- e-CNPJ – São modelos emitidos exclusivamente para pessoas jurídicas e empresas;
- NF-e – Certificados das notas fiscais emitidas pela empresa, mais conhecido como Nota Fiscal Eletrônica;
- NFC-e – Emitidos para notas fiscais do consumidor;
- CT-e – Certificados digitais emitidos para o conhecimento de transporte.
Mas se a nota fiscal eletrônica é um modelo de certificado digital, a minha empresa é obrigada a ter?
Obrigatoriedade das empresas com o certificado digital
Por lei, a emissão de todas as notas fiscais é obrigatória, seja digital ou não, e a certificação digital é uma forma de validar as notas fiscais na receita federal, então, respondendo à pergunta acima, toda empresa, de lucro real ou presumido, que precisam emitir as notas fiscais eletrônicas, são obrigadas a ter o certificado digital, pela medida provisória 2.200-2 de 2001, estando sujeito a uma multa de 20% sobre o tributo em caso de não declaração, sendo o valor mínimo de 500 reais.
Além disso, na época da criação dessa lei, as empresas Simples Nacional estavam fora da obrigatoriedade do certificado digital, mas, gradualmente, foram se tornando obrigadas a possuí-lo também.
Como posso emitir o certificado digital?
O primeiro passo para a emissão desse tipo de certificação é descobrir qual deles que você precisará, após isso, é necessário procurar uma empresa que tenha autoridade para emitir o certificado digital.
Depois, junto com a empresa, é necessário que você vá com seus documentos em um dos órgãos do instituto nacional de tecnologia da informação (ITI) espalhados pelo Brasil para validar e fazer a emissão dele.
A V7 Seguros e Ar Hall System, no entanto, oferecem o serviço de levar um agente até você para que consiga validar e emitir o certificado, sem que seja necessário ir até o local.
Equipe V7 seguros
Publicações Recentes

Qual a diferença entre seguro de vida e acidentes pessoais?
5 de maio de 2020
Entenda a importância de contratar seguros com corretoras especializadas?
5 de março de 2020